Limpeza de Fossa Suzano

Limpeza de Fossa Suzano
Limpeza de Fossa Suzano

Uma Limpeza de Fossa Suzano séptica é uma câmara subterrânea feita de concreto, fibra de vidro ou plástico através da qual as águas residuais domésticas ( esgoto ) fluem para o tratamento básico de esgoto . Os processos de decantação e digestão anaeróbica reduzem sólidos e orgânicos, mas a eficiência do tratamento é apenas moderada (referido como “tratamento primário”).

Os sistemas de Limpeza de Fossa Suzano séptica são um tipo de instalação simples de esgoto no local .

Eles podem ser usados ​​em áreas que não estão conectadas a um sistema de esgoto , como áreas rurais. O efluente líquido tratado é comumente descartado em um campo de drenagem séptico , que proporciona um tratamento posterior.

Apesar disso,a poluição das águas subterrâneas pode ocorrer e pode ser um problema. O termo “séptico” refere-se ao ambiente bacteriano anaeróbio que se desenvolve no tanque que decompõe ou mineraliza os resíduos descarregados no tanque.

As fossas sépticas podem ser acopladas a outras unidades de tratamento de águas residuais no local , como biofiltros ou sistemas aeróbicos envolvendo aeração artificialmente forçada . A taxa de acúmulo de lodo – também chamada de septo ou lodo fecal – é mais rápida que a taxa de decomposição. Portanto, o lodo fecal acumulado deve ser removido periodicamente, o que é comumente feito com caminhão a vácuo .

Uma Limpeza de Fossa Suzano séptica consiste em um ou mais tanques de concreto ou plástico de 4.000 a 7.500 litros (1.000 e 2.000 galões); uma extremidade é conectada a um tubo de entrada de águas residuais e a outra a um campo de drenagem séptico .

Geralmente essas conexões de tubos são feitas com um tubo em T, permitindo que o líquido entre e saia sem perturbar qualquer crosta na superfície.

Hoje, o design do tanque geralmente incorpora duas câmaras, cada uma equipada com uma abertura de acesso e tampa, e separadas por uma parede divisória com aberturas localizadas a meio caminho entre o piso e o teto do tanque.

As águas residuais entram na primeira câmara do tanque, permitindo que os sólidos se assentem e a espuma flutue. Os sólidos sedimentados são digeridos anaerobicamente, reduzindo o volume de sólidos.

Campo de Drenagem Séptico

O componente líquido flui através da parede divisória para a segunda câmara, onde ocorre o assentamento adicional. O excesso de líquido, agora em uma condição geralmente clara, é então drenado da saída para o campo de drenagem séptico , também conhecido como campo de lixiviação, campo de drenagem ou campo de infiltração, dependendo da localidade.

É necessário um teste de percolação antes da instalação para garantir que a porosidade do solo seja adequada para servir como campo de drenagem. 

As impurezas restantes são retidas e eliminadas no solo , sendo o excesso de água eliminado por percolação no solo, por evaporação , e por absorção pelo sistema radicular das plantas e eventual transpiração ou entrada em águas subterrâneas ou superficiais .

Uma rede de tubulação, muitas vezes colocada em uma vala cheia de pedra (ver telha chorando), distribui as águas residuais por todo o campo com vários orifícios de drenagem na rede e a Limpeza de Fossa Suzano.

O tamanho do campo de drenagem é proporcional ao volume de águas residuais e inversamente proporcional à porosidade do campo de drenagem.

Todo o sistema séptico pode operar apenas por gravidade ou, onde as considerações topográficas o exigirem, com a inclusão de uma bomba elevatória . Certos projetos de fossas sépticas incluem sifões ou outros dispositivos para aumentar o volume e a velocidade de escoamento e Limpeza de Fossa Suzano para o campo de drenagem.

Estes ajudam a encher o tubo de drenagem de forma mais uniforme e prolongam a vida útil do campo de drenagem, evitando entupimento prematuro ou bioentupimento .

Um tanque Imhoff é um sistema séptico de dois estágios onde o lodo é digerido em um tanque separado. Isso evita a mistura de lodo digerido com esgoto de entrada.

Além disso, alguns projetos de fossas sépticas têm um segundo estágio em que o efluente do primeiro estágio anaeróbico é aerado antes de ser drenado para o campo de infiltração.

Um sistema séptico adequadamente projetado e operando normalmente é livre de odores. Além da Limpeza de Fossa Suzano, inspeção e esvaziamento periódicos, uma fossa séptica deve durar décadas com manutenção mínima, com tanques de concreto, fibra de vidro ou plástico durando cerca de 50 anos.

Esvaziando a Fossa Séptica

Limpeza de Fossa Suzano
Limpeza de Fossa Suzano

Os resíduos que não são decompostos pela digestão anaeróbica devem eventualmente ser removidos com a Limpeza de Fossa Suzano.

Caso contrário, a fossa séptica se enche e as águas residuais contendo material não decomposto são descarregadas diretamente no campo de drenagem.

Não só isso é prejudicial para o meio ambiente, mas, se o lodo transbordar da fossa séptica para o campo de lixiviação, pode entupir a tubulação do campo de lixiviação ou diminuir a própria porosidade do solo, exigindo reparos caros.

Quando uma fossa séptica é esvaziada, o lodo acumulado ( septage , também conhecido como lodo fecal ) é bombeado para fora do tanque por um caminhão a vácuo.

A frequência com que a Limpeza de Fossa Suzano deve ser esvaziada depende do volume do tanque em relação à entrada de sólidos, da quantidade de sólidos indigeríveis e da temperatura ambiente (porque a digestão anaeróbica ocorre mais eficientemente em temperaturas mais altas), bem como do uso, sistema características e os requisitos da autoridade competente.

Algumas autoridades de saúde exigem que os tanques sejam esvaziados em intervalos prescritos, enquanto outros deixam isso para a decisão de um inspetor. Alguns sistemas requerem bombeamento a cada poucos anos ou mais cedo, enquanto outros podem durar de 10 a 20 anos entre os bombeamentos.

Serviços de Limpeza de Fossa Suzano

Um sistema mais antigo com um tanque menor que está sendo usado por uma família grande exigirá bombeamento muito mais frequente do que um novo sistema usado por apenas algumas pessoas. A decomposição anaeróbica é rapidamente reiniciada quando o tanque é reabastecido.

Os serviços de Limpeza de Fossa Suzano e remoção de lodo não devem esvaziar completamente uma fossa séptica, mas deixar alguns sólidos sedimentados na fossa séptica para deixar algumas das populações microbianas no local para continuar os processos de degradação anaeróbica.

Um tanque vazio pode ser danificado pela pressão hidrostática fazendo com que o tanque “flutue” parcialmente para fora do solo, especialmente em situações de inundação ou condições de solo muito úmido.

Outra opção é a Limpeza de Fossa Suzano com “remoção programada” de fossas sépticas que foi iniciada em vários países asiáticos, incluindo Filipinas, Malásia, Vietnã, Indonésia e Índia.

Nesse processo, todos os imóveis são percorridos ao longo de uma rota definida e os ocupantes dos imóveis são previamente informados sobre o desassoreamento que ocorrerá.

Manutenção da Fossa Séptica

A manutenção de um sistema séptico é muitas vezes de responsabilidade do morador ou proprietário do imóvel. O descarte excessivo de óleos e graxas de cozinha pode fazer com que os drenos de entrada bloqueiem. Óleos e graxas são muitas vezes difíceis de degradar e podem causar problemas de odor e dificuldades com o esvaziamento periódico.

 

Formas de Pagamento

blank